Tal como a Rádio Cardal noticio, o Município de Pombal irá retira a partir do dia de hoje transferir os saldos mantidos na Caixa Geral de Depósitos para outros bancos, caso a aquela entidade bancária pública não reverta a decisão de encerrar o balcão do Louriçal, o anúncio foi feito por Diogo Mateus presidente da Camara Municipal de Pombal, na última reunião de Camara, no dia 6 de Junho.
Segundo nota de imprensa do Municipio, “A Câmara de Pombal deixará de trabalhar com a CGD até que esta situação seja revertida, ficando apenas as operações que têm estrita obrigação legal. Todo o montante restante será transferido para outras contas, de maneira a que esta dispensa da importância do território do Louriçal e do nosso concelho para a CGD tenha uma consequência”
O Município de Pombal mantém naquele banco um saldo médio superior a 7 milhões de euros, nos últimos 24 meses. Na Freguesia do Louriçal, o balcão da CGD conta já com largas dezenas de anos de existência, numa freguesia que tem um dos maiores territórios do concelho de Pombal.
Ainda no comunicado enviado hoje para a redacção da Rádio Cardal, o município refere que “o Município não foi ouvido em nenhuma circunstância sobre esta intenção, o mesmo acontece relativamente à Junta de Freguesia do Louriçal. Aguardo ainda que essa comunicação seja feita. De todo o modo, a reação do Município a esta circunstância muito concreta já está dada”.
Para já estão agendadas manifestações contra o encerramento do balcão da Caixa Geral de Depósitos em frente ao mesmo balcão no Louriçal, no próximo Domingo.