João Coelho, na qualidade de cabeça de lista à Assembleia Municipal de Pombal, pelo Partido Socialista, pede a Fernanda Guardado, Presidente da Assembleia Municipal, que se demita das suas funções.
Segundo o comunicado da Concelhia do Partido Socialista de Pombal, “O mandato da Dra. Fernanda Guardado foi marcado por uma total parcialidade e desrespeito por alguns dos membros eleitos à Assembleia Municipal. A negação da possibilidade de defesa da honra a um membro da Assembleia Municipal, como ocorrido no passado dia 29 de Junho, é um ato grave, por ser ilegal, mas acima de tudo por ser imoral. Mais grave se torna quando acontece de forma repetida, como tivemos oportunidade de testemunhar desde 2017”.
O comunicado refere ainda que ” é preocupante e imoral é o silêncio do PSD de Pombal, nomeadamente na pessoa do seu responsável, Dr. Pimpão. Constatou-se que o Dr. Pimpão se encontrava presente quando um colega membro da Assembleia viu negado o seu direito elementar de defesa da honra”.
A Concelhia do Partido Socialista de Pombal, refere ainda que a indicação de Fernanda Guardado para o cargo, “foi um erro, incompreensível é o apoio reiterado que o PSD de Pombal lhe oferece e a conivência da estrutura partidária perante evidente falta de capacidade para desempenho do cargo”.
João Coelho, na qualidade de candidato e cabeça de lista do Partido Socialista à Assembleia Municipal de Pombal, refere que esta acção é um dever civico e nesse sentido apresenta o pedido à Presidente da Assembleia Municipal, referindo que Fernanda Guardado ” desprestigiou o órgão e o cargo que ocupa. Soubesse ela interpretar os deveres regulamentares e éticos que implicam o Presidente da Assembleia Municipal, teríamos tido melhor participação democrática e mais respeito entre eleitos e eleitores, com consequentes ganhos para a vida das populações”.