A Câmara Municipal de Pombal e a Direcção Geral do Património assinaram ,no dia 7 de outubro, Dia Nacional dos Castelos -, o Auto de Cedência do Castelo ao Município pelo prazo de 40 anos. Integrado no mesmo processo de cedência está a Torre do Relógio Velho.

A cerimónia que decorreu no Castelo de Pombal, contou com as presenças do Sub director Geral do Património, Bernardo Alabaça, do Presidente da Agência para o Desenvolvimento do Castelo e das Muralhas Medievais do Mondego, Luís Matias,

O presidente da Câmara de Pombal, Diogo Mateus, lembrou que este processo hoje concluído teve início há ano e meio, com a reabertura do Castelo. A assinatura destes autos “significam que estes dois monumentos que a nossa cidade e concelho estima e apreciam, e que sob o ponto de vista do nosso imaginário e cultura, representam muito para os pombalenses”, podem ser usados pela autarquia “como se fossem nossos”, apesar da sua propriedade se manter na Direção Geral do Património.

Diogo Mateus referiu ainda que ao longo destes últimos 18 meses, o Castelo de Pombal recebeu já mais de 35 mil visitantes, tendo-se tornado “no centro da actividade turística e de cultura que a cidade precisa e merece”, sendo prova disso “a realização de mais de 50 eventos” desde Abril de 2014. O Presidente da Câmara assumiu ainda que o Município pretende que o Castelo “seja vivido, recuperado e animado”.

O castelo reabriu ao público a 12 de Abril de 2014, mantendo-se aberto, inclusive ao domingo há quase 18 meses. á este ano, o Castelo foi galardoado com o Certificado de Excelência 2015, distinção atribuída pelo site Tripadvisor, considerado o maior site de viagens do mundo. Este certificado resulta da escolha direta dos utilizadores do site, que avaliaram de forma muito positiva este Monumento Nacional.