O orçamento do Município de Pombal para o próximo ano fixa-se em €33.576.420,00. Grande parte deste valor destina-se à execução das Grandes Opções do Plano, que incluiu o Plano Plurianual de Investimentos (PPI) e o Plano de Actividades Municipal (PAM).
O Presidente da Câmara realçou ainda que o Orçamento de 2016 e as Grandes Opções do Plano “foram discutidas com todos os vereadores da maioria e da oposição”, bem como com todos os representantes das forças partidárias com assento na Assembleia Municipal.Uma medida enaltecida pelo vereador Adelino Mendes que se congratulou com “a abertura do Presidente da Câmara”.
Em termos globais e ainda no âmbito da Educação, o documento aponta para a concretização de novos Centros Escolares de Pombal e Vermoil, já adjudicados, bem como o planeamento dos novos Centros a construir, designadamente Guia, Louriçal, Santiago de Litém e Meirinhas. Prevista está também a revisão da Carta Educativa.
Quanto às Infraestruturas de Saneamento a Câmara prepara-se para registar um volume significativo de investimento, com a construção de redes de saneamento da zona poente da cidade de Pombal até à Estrada de Soure, nos lugres de Casal Velho, Roussa, Crespos, Cavadinha, e Pinheirinho; Assanha da Paz, e Barros da Paz e zona envolvente; também a rede de drenagem dos lugares de Outeiro do Louriçal e Foitos. Com carácter estruturante, salienta-se ainda a obra do emissário de Carnide – Ilha – Louriçal, já adjudicado e o planeamento da drenagem de outras bacias, designadamente da Ilha e lugares limítrofes. No abastecimento de água será realizado o levantamento cadastral das infraestruturas de abastecimento de água existentes.
A Valorização Urbanística assume também alguma expressão nos documentos previsionais para o próximo quadriénio. As principais obras aqui consideradas, dizem respeito à construção de arranjos urbanísticos e passeios em algumas sedes de freguesia, à requalificação Urbana de Governos/Vinagres, a construção de passeios na CM 1054 (Pombal Mouriscas), ainda às obras de Requalificação urbana da EN 237 desclassificada (Alto Cabaço / Barco) e a 2.ª fase da Requalificação e Reestruturação do Centro Histórico da Cidade de Pombal.
Das intervenções previstas no PPI, sublinha-se ainda os investimentos ao nível da rede viária prevista para o conjunto das Freguesias e Uniões de Freguesia, mas também Requalificação da EN 109 na Guia, a Rotunda do Alto Cabaço (Ligação do IC2 à EN 237 desclassificada), ambas já lançadas a concurso e ainda o planeamento de algumas vias de comunicação a projectar no horizonte dos documentos previsionais em análise. De referir, também na área Turística, a construção do CIMU-SICÓ, assim como alguns investimentos previstos em beneficiação de Parques industriais.