A Câmara de Pombal aprovou esta sexta-feira, 4 de Junho, em reunião do Executivo Municipal, a atribuição de uma verba de 20.760 euros como forma de apoio a 18 propostas culturais no âmbito do projecto “Made in Pombal”, que convocou os agentes culturais do concelho a apresentar as suas criações.
Foram apresentadas 28 candidaturas, tendo 27 sido avaliadas por um júri: 5 projectos a solo, 12 colectivos e 10 multidisciplinares. A não admissibilidade de uma das candidaturas teve como critério o facto do protejo proposto já ter sido realizado anteriormente pelo Município.
A avaliação do júri, constituído por David Gomes (director do Festival Ti Milha), Filipe Eusébio (director artístico da Casa Varela), Sónia Fernandes e André Peixoto (técnicos da Unidade de Cultura), teve como critérios a qualidade da proposta artística: inovação, originalidade, coerência e excelência (ponderação
de 60%); avaliação da equipa técnica: constituição, perfis, historial e mérito (ponderação de 20%); planificação e orçamento; e nova criação (ponderação de 10%).
A decisão culminou na selecção de 18 projectos que serão integrados na programação cultural do Município para 2021.
“É uma medida que considero como um importante incentivo ao dinamismo cultural, não só pelo momento pandémico deste último ano, mas, e acima de tudo, pela aposta clara numa governação participada”, considera a Vereadora da Cultura, Ana Maria Cabral.