José Costa, é desde ontem o Comandante Operacional Municipal da Protecção Civil em Pombal, cargo que vai acumular com o de comandante dos bombeiros. O anúncio foi feito em comunicado pela autarquia pombalense, onde esclarece que o novo cargo “terá uma comissão de serviços com duração de 3 anos, que poderão ser sucessivamente renováveis por iguais períodos”, não havendo “qualquer tipo de remuneração por parte do nomeado”.
O Comandante Operacional Municipal (COM) da Protecção Civil tem por competências acompanhar as operações de protecção e socorro que ocorram na área do concelho, figurando como o responsável pela promoção e elaboração dos planos prévios de intervenção com vista à articulação de meios face a um conjunto de cenários previsíveis.
Terá como incumbência comparecer nos locais de sinistros, sempre que as circunstâncias assim o aconselham. É ao COM quem cabe assumir a coordenação das operações de socorro de âmbito municipal, nas situações previstas no plano de emergência municipal.
José Costa, actualmente com 50 anos, é Comandante dos Bombeiros Voluntários de Pombal desde 16 de dezembro de 2006, e Sargento-ajudante da Força Aérea Portuguesa, tendo passado à reserva a 16 de julho de 2012. Ao longo da sua actuação como responsável máximo operacional dos Bombeiros de Pombal, José Costa adquiriu várias competências profissionais, que lhe permitem dirigir os destinos operacionais da corporação pombalense.
Do seu currículo destacamos as seguintes formações para a sua função. Iniciou a sua formação em 2004, frequentando em Sintra a Escola Nacional de Bombeiros diversas formações. Em 2005, após ter concluído com sucesso o Curso de Formação Pedagógica de Formador, frequenta o Curso de Formador de Brigadas de Incêndio.
No ano seguinte, frequenta em Sintra o Curso de Quadros de Comando, bem como os módulos de Organização e Liderança, Organização Jurídica, Operacional Organização de Postos de Comando e Supressão de Acidentes.
Em 2007 frequenta em Sintra os cursos de Formação para Directores de Heliportos dedicados a Combate a Incêndios I / Introdução; Prevenção no Combate a Incêndios Florestais e Combate a Incêndios Urbanos e Industriais, na Escola Nacional de Bombeiros. Também em 2007 ganha competência como Tripulante de Ambulância e Transporte.
Em 2008 reforça os seus conhecimentos no quadro do Regime Jurídico dos Bombeiros Portugueses, através do curso com o mesmo nome, ministrado pela Autoridade Nacional da Protecção Civil.
Durante a sua carreira militar, ganhou competências nas Forças Armadas, tendo frequentado os cursos de Defesa Nuclear, Biológica e Química, NBC; Protecção Individual, Nuclear, Biológica e Química e o Curso Prevenção e Segurança para Sistemas de Armas Aerotransportadas, todos na Força Aérea Portuguesa.
Comments